fbpx Skip to main content

A palavra grega (επιμέλεια) traduzida por “diligência” é na maioria das vezes traduzida por “seriedade”, “esforço sério”, “ansiedade em executar”, “afobação “.

Em hebreus 6:11-12 o apóstolo Paulo admoesta os cristãos a não afrouxar as mãos ou cansar-se em fazer o bem. Jesus em João 5:17 destaca a sua diligência, bem como a do seu Pai afirmando:

“Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. ” 

O apóstolo Pedro em 2 Pedro 1:5-8 também chama a atenção da igreja a fim de não serem inativos ou infrutíferos, mostrando que os cristãos precisam contribuir, em resposta às promessas de Deus, com esforço sério.

Estamos num tempo especial! Tempo de desafio e de promessa. Em Joel 2:15-19 vemos um chamado para jejuar, proclamar assembleia, congregar o povo, santificar a congregação, reunir forças, chorar e clamar pela misericórdia de Deus e a promessa do Senhor do envio do cereal, do vinho e do óleo.

Cremos na promessa, e por certo os frutos estão chegando! Mas há um desafio de avançar e acelerar. A nossa resposta a esse desafio é a nossa diligência em agir. Ser diligente está relacionado à ação de ser cuidadoso, atento, esforçado e perseverante em todas as áreas da vida. É um chamado para agir com prontidão, responsabilidade e dedicação em todas as tarefas a nós confiadas.

Envolve a prática diária de buscar a Deus, estudar Sua Palavra, obedecer aos Seus mandamentos, viver uma vida de retidão e integridade, além de trabalhar na seara, resgatando vidas e pregando as boas novas da salvação em Cristo Jesus.

Trabalhando com diligência colheremos os frutos da promessa do Senhor.

É preciso enfatizar que a colheita não é automática. Ela requer o plantio. Eu colho hoje a semente que eu plantei ontem e colherei amanhã a que eu estou plantando hoje. Há um processo.

 

Para ser diligente é preciso:

  • Eliminar a distração. Focar no alvo para não prejudicar a colheita.
  • Desempenhar bem suas tarefas. Nunca procrastinar, para não atrasar a colheita.
  • Ser proativo no processo, enxergando formas de melhorá-lo.

 

Pessoas diligentes terminam suas tarefas e não desistem até que tenham feito tudo para o qual foi chamado.

Na palavra de Deus lemos a história de Ruth, a moabita, que colheu em abundância por sua fidelidade e diligência.

Ruth trabalhou duro na colheita, sem reclamar ou desistir. Ela confiou no Senhor e trabalhou para cuidar de si mesma e de sua sogra Noemi. Sua diligência em focar na sua responsabilidade diante de Deus, de trabalhar para prover suas necessidades e as da sogra, de ouvir e obedecer às instruções de Noemi, renderam à ela fazer história e conquistar uma vida de abundância e de restituição.

Temos recebido a revelação da grande colheita e sabemos de nossa responsabilidade e empenho.

Que cada um de nós possamos nos esforçar diligentemente, avançar e acelerar para colher o maior número de vidas para o Senhor e experimentarmos da provisão (cereal), da alegria (vinho) e da unção fresca (óleo) que o Senhor tem prometido para cada um de nós.

Então se levante, tome forças no Senhor e trabalhe com determinação e disposição em nome de Jesus!

Provérbios 10:4 “O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se. 

Que o Senhor nos abençoe!

Ap. Leila Romero

BAIXE ESTE ESTUDO  : CLIQUE AQUI 

FAÇA PARTE DO NOSSO ENCONTRO DE PASTORES E FILHOS DE PASTORES, UMA OPORTUNIDADE UNICA PARA ESTARMOS JUNTOS COM NOSSOS PASTORES CESAR E EMMA CLAUDIA CASTELLANOS E RECEBER UMA PALAVRA PODEROSA – Inscrições abertas! https://g12brasil.com/#eventos

Leave a Reply